Patologias da pele

A pele é um importante órgão na clínica de várias doenças ou condições benignas que a afectam principalmente ou primariamente outros órgãos.

1. Acantose nigricans – forma de hiperplasia do epitélio da pele.
  2. Acne – inflamação dos folículos pilosos devido a infecção pela bactéria Propionibacterium acnes.
  3. Alopécia – redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele.
  4. Carbúnculo – doença infecciosa causada pelo Bacillus anthracis com manifestações cutâneas importantes.
  5. Celulite – alteração do tecido subcutâneo e gorduroso da pele causando irregularidades na superfície.
  6. Dermatite seborreica – doença inflamatória da pele com etiologia auto-imune.
  7. Efélis ou sarda – é uma hiperpigmentação fotorreactiva em alguns pontos da pele que até certo ponto pode ser considerada sem importância (normalmente não necessita de preocupação).
  8. Ictiose – doença genética com formação de pseudo-escamas na pele.
  9. Impetigo – infecção da pele com formação de pústulas por Staphylococcus aureus ou Streptococcus.
  10. Lentigo – pigmentação da pele semelhante à efelis, mas que não aparece e desaparece com as estações do ano.
  11. Melanoma maligno – tumor dos melanócitos da pele.
  12. Melasma – escurecimento da pele devido a hormonios femininos que ocorre sobretudo na gravidez.
  13. Molusco contagioso – pápula devido a infecção pelo vírus do molusco contagioso.
  14. Pelagra – dermatite devido a deficiência vitamínica.
  15. Psoríase – doença auto-imune da pele, aspecto de intensa descamação.
  16. Rosácea (doença)
  17. Pênfigo – doença com formação de bolhas de causa auto-imune. Pode ser fatal.
  18. Queimadura
  19. Tinha – infecção cutânea com fungos. A forma mais importante é o pé de atleta.
  20. Tumores da pele – outras neoplasias comuns da pele, como nevos (pontos negros – benigno) e carcinomas epidermóides ou basalóides.
  21. Urticária, Eczema e Eritema multiforme -reacções alérgicas da pele.
  22. Verruga – lesão neoplásica benigna causada por infecção com papilomavirus.
  23. Vitiligo – doença auto-imune da pele (um dos fatores é o psicológico) faz com que determinadas regiões do corpo (começando geralmente nas extremidades) sofram despigmentação, ficando muito mais clara que a pele normal, necessita de tratamento médico.
  • Digg
  • Sphinn